Todas as unidades de saúde de Pato Branco estão com horário estendido, neste mês de outubro, para o agendamento de exames de mamografia e do preventivo. A ação ocorre durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Até o fim do ano, o município de Pato Branco tem a possibilidade de realizar mais de 7 mil exames, entre mamografia bilateral e ultrassonografia de mamas. Conforme a prefeita em exercício, Angela Padoan as equipes estão preparadas para dar o suporte a todas as mulheres que necessitam dos exames.

“Sabemos que dentre tantas responsabilidades do dia a dia o auto-cuidado acaba sendo deixado em segundo plano, então que esta seja uma oportunidade para que as mulheres possam cuidar da sua saúde”, destacou a prefeita.

Nos sábados, dias 09, 16 e 23, haverá dia D, onde também poderão ser agendado os exames. As ações ocorrem, respectivamente, no CAIC do Planalto, Praça Central e Parque do Alvorecer.

Câncer de mama  

Segundo estudos, o câncer de mama, quando diagnosticado em estágio inicial, tem mais de 90% de chances de cura.


A realização da mamografia de rotina deve ser feita para mulheres a partir de 40 anos. Caso haja registros de câncer de mama na família, o exame pode ser feito antes desse período, a partir de orientação médica.


Para realizar os exames em Pato Branco, é preciso se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde mais próxima. Durante todo o mês de outubro, as unidades também estarão com atendimento estendido para melhor atender esta população.


Além do exame médico é possível fazer o autoexame, que auxilia na identificação de nódulos que precisam de cuidado. Outros sinais de alerta são o aparecimento de secreção no mamilo, alteração na simetria da mama, dor ou inversão do mamilo, inchaço, vermelhidão e calor na mama e, em casos mais avançados, o aparecimento de ulceração na pele com odor desagradável.


Câncer de colo de útero


Já o câncer de colo de útero é um tumor maligno que atinge a parte inferior do útero. Por ser um câncer geralmente silencioso, ele é difícil de ser detectado, mas em alguns casos podem aparecer sangramento vaginal anormal, menstruação mais prolongada que o de costume, secreção vaginal incomum com um pouco de sangue, sangramento após a menopausa e também após a relação sexual, dor durante a relação e dor na região pélvica.

Hoje, a vacina contra o HPV é uma importante arma na prevenção deste tipo de câncer, já que a infecção por HPV é muito frequente e, quando não tratada, pode levar ao câncer.

A vacina pode ser tomada antes do início da vida sexual.

Além disso, a realização anual do exame papanicolau (preventivo), principalmente em mulheres dos 25 aos 64 anos, que tem ou já tiveram relação sexual, também auxilia na prevenção.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Pato Branco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s