A Prefeitura de Dois Vizinhos passou a integrar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), iniciativa lançada no mês de maio pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O PNPC objetiva fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção, implementar e auxiliar as boas práticas e medidas efetivas nesse sentido. É direcionado a todas as esferas de governo do Brasil.

Entre os benefícios da adesão, há a disponibilização de uma plataforma de autosserviço online para a avaliação da instituição, e assim identificar pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. Realizado este diagnóstico inicial, é possível acessar um plano de ação adequado às necessidades do Município.

Muito importante e oportuno que Dois Vizinhos integre e faça parte desse programa de âmbito nacional, criado e chancelado pelos órgãos federais de fiscalização e controle de contas, pois, numa administração de muitas mãos, prevenir a corrupção é medida que se impõe em todos os sentidos, trazendo segurança para a realização das políticas públicas programadas e para a segurança e credibilidade na tomada de decisões em prol da população.

Além da Controladoria-Geral da União (CGU), e do Tribunal de Contas da União (TCU), também integram o programa a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e demais instituições parceiras, que em conjunto formam a Rede de Controle da Gestão Pública, com articulação de  esforços, estratégias e diretrizes comuns, entre órgãos e entidades públicas, facilitando a fiscalização e o controle da gestão pública e prevenindo a fraude e a corrupção.

O programa oferece, ainda, orientações, capacitações e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Estarão à frente deste programa em Dois Vizinhos o Dr. Bruno Felipe Alves de Lima, Advogado e Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, a Titular da Coordenadoria do Sistema de Controle Interno dos  Poderes Executivo e Legislativo Municipais, Adriana Nicaretta Nunes, e a Coordenadora Adjunta deste órgão, Jaqueline Martinez de Oliva. 

Fonte/Imagem: Prefeitura de Dois Vizinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s