A Escola Municipal Epitácio Pessoa da comunidade de Seção Jacaré, interior de Francisco Beltrão, obteve uma excelente nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos finais do Ensino Fundamental. A média obtida pelo 9º ano na avaliação mais recente é de 6,4, superando as médias do município das redes municipal e estadual, a média do Estado, de 5,1, e a do Brasil, de 4,6. Desde 2018 a Epitácio Pessoa passou a oferecer o Ensino Integral e é uma das cinco escolas do campo que oferece o Ensino Fundamental IIo.

O prefeito Cleber Fontana se reuniu nesta semana com a direção da escola e a equipe da secretaria municipal de Educação para avaliar o resultado. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo e que este modelo de ensino está dando certo”, destaca o prefeito. Cleber também parabenizou toda a equipe da escola e os alunos. “Esse resultado é motivo de orgulho para a educação do nosso município e retrata a qualidade do ensino em nossas escolas municipais”, relata o prefeito.   

 A escola Epitácio Pessoa recebeu grandes investimentos, inclusive uma nova estrutura física. Atende alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Ao todo são 160 alunos de sete comunidades do interior e até do perímetro urbano, devido a proximidade com a cidade. Além das atividades diferenciadas, pelo fato de oferecer o ensino integral, os alunos recebem a  merenda escolar e almoçam na escola, onde passam o dia todo.

 Além dessa organização diferente do tempo de permanência dos alunos na escola através do sistema integral, onde todos permanecem sete horas diariamente com efetivo trabalho pedagógico, a Epitácio Pessoa tem um currículo que abrange as disciplinas da Base Nacional Comum e outras disciplinas que possibilitam a integração e fortalecem a aprendizagem.

 É o caso da musicalização, manipulação de alimentos, tradições locais, desenvolvimento rural sustentável, estudo dirigido, informática, esporte, lazer, jogos e brincadeiras. Além disso, são realizadas outras ações diferenciadas como o Jornal da Escola e concursos com os mais variados temas. “Esse resultado nos fortalece e nos motiva para que nas próximas avaliações possamos alcançar índices ainda maiores”, comenta a professora Claudia Mattei, diretora da escola.  

Participaram da reunião com o prefeito a secretaria municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, a diretoria da escola, Claudia Mattei, o diretor administrativo da secretaria municipal de Educação, Vanderlei Nesi, a diretora pedagógica da secretaria, Elis Regina Calegari, a professora Dejane Antoniolli Nesi, coordenadora pedagógica da escola (Ensino Fundamental I) e a professora Gilmara Biezus Nesi, coordenadora pedagógica da escola (Ensino Fundamental II).

Fonte/Imagem: Prefeitura de Francisco Beltrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s