Agricultores e lideranças ligadas ao setor rural acompanharam nesta sexta-feira, 06, no Espaço da Arte, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão. O ato foi coordenado pelo prefeito Cleber Fontana, que apresentou os objetivos, ações e as metas do programa.  

       “Temos que inovar, fazer algo diferente. Não basta apenas arrumar as estradas. Precisamos oferecer alternativas para melhorar a renda dos nossos produtores rurais e despertar neles o empreendedorismo”, relata o prefeito. O Proder foi instituído pela prefeitura através da Lei Municipal 4.800, sancionada pelo prefeito Cleber em abril deste ano. O programa visa atingir e desenvolver todas as propriedades rurais do município, priorizando as menos desenvolvidas.

       Nesta primeira etapa serão atendidas 330 propriedades do Assentamento Missões/Santo Agostinho, Rio 14, Nova União, Linha Osvaldo Cruz, Linha Jandira, Lajeado Grande, Linha Gaúcha, Rio Gaiola, Linha Piracema, Linha Farroupilha, Bom Jesus e Rio Ligação. Nestas localidades já foi realizado o levantamento sobre a produção, renda e as potencialidades. Agora, com este diagnóstico, será iniciado o trabalho da equipe do Proder.

      No ato de lançamento também foram assinados contratos com duas empresas, vencedoras de licitação realizada pela prefeitura, que atuarão no auxílio de assistência técnica e de ações nas propriedades, juntamente com a equipe da prefeitura. Embora o programa seja vinculado a secretaria municipal de Agricultura, o prefeito Cleber disse que toda a estrutura da prefeitura atuará no Proder.

       O coordenador do programa, Antonio Cezar Soares, considera a iniciativa de fundamental importância. “Neste trabalho de campo, durante a elaboração do inventário, sentimos que muitos produtores querem adotar novas alternativas de produção e de renda. A estrutura de apoio disponibilizada pela prefeitura fará toda a diferença”, relata Cezar.  

       Prestigiaram do lançamento agricultores das comunidades que serão atendidas na primeira etapa do programa, deputado Wilmar Reichembach, vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara), Anildo Krug, Cidão Barbiero, Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Rodrigo Inhoatto, Ronaldo Bizotto e Tupi Prolo, imprensa, associações de moradores, secretários e diretores municipais, dirigentes das universidades, do sistema SEAB, do sistema financeiro de crédito, associações, entidades e órgãos ligados a agricultura.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s