Os deputados estaduais retomam as atividades de plenário e também das Comissões permanentes a partir desta segunda-feira, 02/08, com o retorno nas sessões plenárias. Durante o recesso legislativo, a Assembleia Legislativa do Paraná continuou aberta e funcionando normalmente, com os deputados realizando suas atividades nos gabinetes parlamentares.
O sistema para a retomada dos trabalhos continuará o mesmo utilizado durante o primeiro semestre, ou seja, o formato híbrido, com parte dos deputados em plenário e os demais participando dos debates de forma remota, já que a Assembleia segue com medidas de restrições em razão da pandemia de Covid-19.
“Os casos de Covid estão diminuindo, a vacinação avançando, mas ainda é preciso cuidado. Vamos manter, pelo menos por enquanto, o sistema híbrido e as medidas de restrições na Assembleia”, disse o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Seguimos trabalhando há mais de um ano dessa forma sem que houvesse prejuízo para a sociedade, pelo contrário, votamos diversas matérias importantes que contribuíram para o enfrentamento da pandemia e também da crise econômica”, completou Traiano.
No retorno das atividades em plenário, o enfrentamento à pandemia segue em pauta, com a análise, de primeiro turno, do projeto de lei 270/2021, que promove mudanças no programa Cartão Futuro. Entre as alterações, está a ampliação da idade, agora para 21 anos, dos jovens que poderão ser contratados na condição de Jovem Aprendiz.
Também na pauta, o projeto de lei 288/2021, do Poder Executivo, que propõe alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021 para incluir os socioeducadores entre as categorias excepcionalizadas para a concessão de promoções, progressões e demais avanços na carreira.
Fonte/Imagem: Alep